ELDRIDGE CLEAVER: Alma no Exílio

O ativista político e líder do Partido dos Panteras Negras (Black Panther Party) Eldridge Cleaver foi um escritor americano aclamado, em 1968, na revisão semanal de livros do jornal New York Times após a publicação do livro “Soul on Ice” (Alma no Exílio, tradução oficial).

maxresdefault
Kathleen e Eldridge Cleaver ao lado de um pôster de “procurado pelo FBI” com a foto do líder dos Panteras.

Eldridge Cleaver se tornou uma das vozes literárias da época e chegou a ser comparado com Frantz Fanon (influente pensador de ascendência francesa e africana). Soul on Ice é uma autobiografia espiritual e intelectual de Cleaver e relata o momento de um jovem negro na prisão, no ano 1960, e o começo da Campanha dos Direitos Civis nos EUA.

Sendo uma reunião de cartas escritas durante o tempo na prisão, nota-se a evolução do menino do gueto para um grande intelectual. Uma das partes mais cativantes do livro é que ele mostra como Cleaver torna-se um seguidor de Malcolm X e também como o escritor analisava a cultura norte-americana na época.

Sendo o idioma do livro o inglês, procuramos ao máximo uma versão traduzida, porém a única disponível é esta que contém apenas 110 páginas de 180 num total (clique no link) . Efetivando um cadastro rápido o livro vai ser disponibilizado sem a necessidade de conta premium. Por outro lado, quem quiser o livro em inglês, o pdf COMPLETO está disponível aqui.

SOUL-ON-ICE-ELDRIDGE-CLEAVER-2
Capa original do livro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s